Blog de um tipo de Beja que gosta de Gajas, Futebol e Carros. Sim, a ordem é mesmo esta! No fundo tudo aquilo que um verdadeiro homem deve gostar. Aqui escrevo sobre o que eu gosto e não gosto. Por isso se não partilhares os meus gostos pode ser que partilhes dos meus odios. Apartir de agora ficas por tua conta por isso se ao leres o que aqui escrevo ficares ofendido e começares a chorar, olha...azar, nem devias ter cá vindo. Isto não é para meninas!

domingo, 29 de agosto de 2010

1ª Liga - 3ª Jornada





E á 3ª Jornada a liderança isolada!

FCP - Para mim o melhor jogo da época. Equipa desde o inicio do jogo á procura do golo com crença.
A Maicon não sei se foi da contratação de Otamendi, mas fez um jogo perfeito. Excelente nas dobras, muito calmo a sair a jogar e muita percisão no passe! Moutinho apesar de parecer que passa ao lado dos jogos, trabalha muitissimo no meio campo e aos poucos vai-se adaptando ao estilo de jogo da equipa.
Sobre Hulk, depois dos 3´s frente ao Genk, agora mais 2 voltou a ser decisivo.
Pode não valer os 100 milhões que estão na sua clásula de rescisão mas neste momento é o jogador que desiquilibra o prato da balança pata o lado do FCP.
Pena os ultimos 20 minutos one a equipa desapareceu de campo, numa altura em que 1 golo do Rio Ave ir por incerteza no resultado até ao final. É preciso jogar os 90 minutos!
Arbitragem: O Duarte Gomes fez uma arbitragem á Pedro Henriques, ao estilo Inglês, ao estilo deixa jogar....Basta ver onde anda o Pedro Henriques agora para imaginar que foi uma merda de arbitragem.
Mais beneficiado o FCP, pois á falta do Falcão do 1º golo do Hulk. No lançe onde o Rio Ave se queixa de penalty, á um fora-de.jogo logo no inicio da jogada que não é assinalado ao ataque. Mas isso ninguem viu....
Não marcou, o jogo seguiu e lá ficou o penalty por marcar.   Fraco , Fraco Fraco.

SLB - Os 3 primeiros pontinhos contra um equipa de outro campeonato e as coisas podiam ter sido bem diferentes não fosse o Hugo Leal falhar o penalty. Sim, a um penalty marcado daquela forma só se pode dizer que foi falhado e não que foi defendido! Tremeram mas não cairam e o resultado acabou por surgir justamente.
Arbitragem: Para mim um boa arbitragem de um arbitro que por acaso até é da cidade do Porto.

domingo, 22 de agosto de 2010

1ª Liga - 2ª Jornada





E á segunda jornada, liderança do FCP sobre os rivais directos.

FCP - Depois dos 3-0 ao Genk, 3-0 ao Beira-Mar. Contrariedade logo nos primeiros minutos com a lesão do Ukra. Entrou o Sousa, mais um miudo que se vai fazer bom jogador (penso eu de que).
Mas...continuo a achar a equipa ainda muito á Jesualdo....e....continuo sem perceber bem o FCP do André. Recordo-me de o Octavio Machado ter dito em 2001/2002 que os médios defensivos podiam ser os melhores atacantes, como tal era o Paredes,  o Paulinho, o Quintana, o Deco, o Pavlin, o Costinha e o Alenitechv todos ao mesmo tempo. O resultado foram lenços assobios, lenços brancos e .....Mourinho!
No FCP do André tambem vejo muitos médios e a falta de um companheiro para o Falcão.
Esta é a minha ideia, não é uma critica á forma como ele monta a equipa, o 4-3-3 tem sido um 4-5-1.
Notei em todos os jogos a equipa nervosa até aparecer o primeiro golo. O FCP ainda não sofreu golos, mas deixar os centrais em marcação homem a homem aos avançados adeversários só resulta com equipas inferiores. Como tal pode resultar a nivel interno, mas quando na Europa apanhar-mos equipas grandes com grandes avançados não me parece que isto resulte.
O Beira-Mar até sofreu o 1º golo jogou bem, apesar de afunilar muito o seu jogo. Boas trocas de bola em espaços reduzidos. Mas sofreu o golo e pronto...Acho que a equipa do FCP em vantagem no marcador acalma, acerta e concentra muito mais. Rezumindo, vantagem esta equipa é outra. Outra muito melhor!
Gosto de jogadores que dão tudo. É só por isto que gosto do Sapunaru. É um jogador muito limitado técnicamente mas tacticamente defende bem e dá tudo o que pode. É claro que o Fucile em má forma é superior ao melhor Sapunaru, mas gosto de o ver dar tudo nos jogos para não perder a titularidade ( imagino nos treinos ) e isto é muito importante para toda a equipa!
Arbitragem - Arbitro fraco e arbitragem fraca. Marcou muitas faltas inesistentes, outras ou contrario e outra ficaram por marcar. Achei que foi bem auxiliado.

SLB - Não vi o jogo pois estava a comer umas belas plumas de porco preto, mas pelo resumo a figura do jogo foi o Sr. da foto acima numa equipa a anos luz da época passada. Ouvi a entrevista do Jesus pela radio onde o primeiro que disse foi que o 2º golo estava em fora de jogo. O jornalista disse-lhe que estava errado e...."pareceu-me, disseram-me, etc..."

SCP - Estava de viagem para casa e nem o resumo vi.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Há mar e mar......há ir e voltar




D.Afonso I ficou conhecido como o conquistador. Se por acaso os Presidentes da Republica Portuguesa tambem tivessem um cognome Mario Soares ficaria para a história como o Descolonizador.
Se bem que durante "ene" anos a politica externa Portuguesa em relação ás nossas colónias foi sempre péssima e repleta de enormes gastos, durante esses mesmo anos e ainda hoje em dia, a politica interna nunca foi melhor.
Por isso nunca concordei com a descolonização. Nunca concordei em dar algo de mão beijada que os nosso "avós" lutaram por conquistar, com sangue, suor e lagrimas.
E o maior "dador" foi mesmo o "Bochechas". Com que ideais politicos, ou ideais convenhientes para o bolso dele não sei.
E por fim, como o canto do cisne, lá se foi Macau. Nem vale a pena referir que Macau ou a Las Vegas do Oriente como é mundialmente conhecida tem uma economia cresce uns valentes milhões cada vez que um Portugues boceja. 
Tão pouco vale a pena falar em relação a Angola.



Assim, depois de ter ouvido uma noticia em que a China, o país ao qual oferece-mos Macau, impediu o maior navio de guerra a nivel mundial "O Navio Escola Sagres" de atracar em Macau, só posso ficar orgulhoso de ser Português. 
http://aeiou.expresso.pt/navio-escola-sagres-impedido-de-atracar-em-macau=f599390

Sim, porque os chineses devem ter pensado...."Epá, os gajos vem ai outra vez.... ainda por cima com um barco que faz lembrar as caravelas dos descobrimentos. 
Ná, só com aquele barco conquistam Macau e metade da China e para a outra metade enviam os todos poderosos caças Alouette da FAP"
"O melhor é mesmo não os deixar-mos ir para Macau"
Mas expliquem-me....por que pedir autorização para lá ir???
Se eu por acaso tivesse casas ou terras que por minha boa vontade tivesse oferecido a quem lá vivesse á muitos anos, um dia quando decidisse lá voltar de visita, quanto muito no maximo o que fazia era avisar ao estilo Rock in Rio   "Eu Vou !"  
Tudo bem que os actuais donos não ficassem satisfeitos por eu lá voltar, mas por minimo da delicadeza nem abriam a boca a protestar por eu voltar de visita a um bem que tinha sido meu e que tinha lhes sido oferecido para usarem a seu belo prazer.
Sim, não devia-mos ter pedido licença, devia-mos ter simplesmente..... informado que ia-mos!

Não, o que me revolta não é o facto deste país estar no fundo, não é o desemprego, a crise ou a politica do actual governo.
O que me revolta é mesmo a falta de respeito que o resto do mundo têm pelo nosso Portugal!
  


segunda-feira, 16 de agosto de 2010

1ª Liga - 1ª Jornada



E á primeira jornada o FC Porto lá ficou com 3 pontos sobre os 2 eternos rivais.
FCP - Vitória sofrida por 0-1 contra a Naval. Fraco, muito fraco. Depois da vitória na Supertaça esperava-se algo muito melhor. Para mim, uma equipa ainda muito á imagem de Jesualdo e pouco á do André.
Primeiros 30 m foram da Naval, só perto do intervalo se viu aparecer o Porto.
Na 2ª parte melhorou, Moutinho finalmente apareceu e os lançes de perigo começaram a surgir pelo suspeito do costume. Já se pensava no empate quando o penalty a apareceu e o suspeito marcou.
Creio que se fosse com o Jesualdo o Porto não venceria. Pois se o André acertou nas substituições, nomeadamente ao tirar o Varela(avançado) e fazer entrar o Guarim(médio) o Jesualdo não o faria.
Aliás, durante 4 anos contam-se pelos dedos das mãos quando o Jesualdo acertou nas ditas cujas.
Guarim foi mesmo determinante.
Arbitragem - Fico com a ideia que o moutinho é pisado de preposito na cabeça....

SCP - Jogou bem, criou muitas jogadas de perigo, mas ....mais do mesmo. O Postiga  e Carriço e Leison perdoaram. Dos 3 só de Liedson se espera melhor, pois os dos outros 2 "What you see is what you Get". Talzes dos 3 grandes a equipa que jogou melhor mas....não mostrou ser equipa para disputar o titulo.
Caetano, melhor marcador pelos Juniores do FCP fez um bom jogo. (sim, continuem a deixa-los abalar a custo Zero.  Nem para que investirem na fornação)
Arbitragem - Vi o jogo ao jantar e sem prestar grande atenção. Não comento

SLB - Depois da supertça mais uma derrota. O Coentrão fez um jogão. Entre os que estiveram no Mundial, o Maxi e o Cardoso parece que ainda não recuperaram as forças. Sidney não é mau mas o Luisão dá outra segurança. O Aimar não teve espaço para jogar e passou ao lado do jogo. Até podia ter sido a figura ao simular mais uma grande penalidade, mas desta o arbitro não foi na cantiga. Dificil entrar nos ultimos 30/40 mts da defesa da Académica, e o SLB percebeu que era com cruzamentos que criava perigo mas só no golo resultou. Este Jara parece ser reforço.
A finalizar o que poderá ser talvez o golo da época. Laionel como se diz "De tirar o chapeu". Golão!!!!
Uma Académica tambem ela ainda muito á imagem do André, o que é optimo, e com a qual o Jorge poderá fazer uma época descançada.
Addy emprestado pelo FCP estava a jogar bem até á expulsão
Arbitragem - Não me pareceu que o Addy tivesse sequer tocado em Saviola no 2ª Amarelo que se aproveitou. Aimar simulou e viu bem o Amarelo. Empurrão sobre o Cardoso(?) no limite da grande área. Creio que se fosse fora o arbitro marcava, assim....antes tambem tinha havido uma na área da Académica que se fosse fora era falta, assim..... O pior foi mesmo uma agressão do David Luis a um adversário com uma cotovelada no peito deste. A 3 ou 4 mts o A.A na luz com o SLB empatado "não os teve" e nem sequer falta assinalou!  (e depois o Bruno Alves é que era só dar porrada)

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Continua chamando-me assim....Bébé





Se na época passada o FC Porto conseguiu fazer umas das maiores rentabilizações de um jogador na história do futebol mundial com a venda de Cissoko, o que o Vitória fez com o Bébe dificilmente será alguma vez superado até ao fim dos dias. Ganhar 9 milhões em 2 meses e meio é obra !!
Eu por exemplo ainda nem sabia quem era este gajo, pois este ano não cheguei a ver um unico jogo da pré-época e quando começei a ouvir falar por ai do Bébe, pensei que era mais um episodio da novela do filho do Cristiano Ronaldo.
Agora pergunto eu, e os olheiros do FC Porto, Benfica e restantes clubes andavam a olhar para a onde???
Será que foi pelo nome que não repararam nele, pensando que era realmente um bébe???
É que se o FCP comprou o James R. por 5,2 milhões, e falo só do James entre todas as outras contratações por ser jovem e internacional, o SLB comprou o Rodrigo ao Real por 6 milhões, tambem jovem e internacional, o Vitória adquiriu o Bébe a custo 0.
Acredito que muitos presidentes se estejam a roer todos por não terem tido "olho" para este negócio, mas sem duvida que o Pinto da Costa é que tem a maior dor de cotovelo! Sim, porque este é um negócio á Pinto da Costa.
Por isso e apesar de não ter chegado a ver nenhum jogo até á final da Supertaça, para mim o grande campeão da pré-epoca foi mesmo o Vitória com este negócio.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Enquanto Salazar Dormia...




Espero que quando o presidente da CM Beja fala em "reformular" o muro esteja a pensar fazer algo parecido com o da foto.
                                 http://www.radiopax.com/noticias.php?d=noticias&id=9843&c=1

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Tudo como antes no quartel de Abrantes








E o miudo lá ganhou a sua 1ª lata!
A primeira de muitas.....


quinta-feira, 5 de agosto de 2010

LEGO for life


 












quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Já repararam que os All-Star estão outra vez na moda ??







Pois é, os velhinhos ténis da Converse voltaram a andar pos ai nos pés das miudas.
(Não reparaste, pois não??)

 Já agora, acreditam que esta horrivel rapariga é filha deste lindo homem??

до свидания Bruno Alves



Gosto de centrais á Jaime Pacheco "Altos, pretos e feios"
É por isso que sempre gostei do Bruno.
Agora trocar o "quentinho" de Portugal e as praias da Povoa do Varzim pelo "fresquinho" da Russia.
Trocar o "pequeno" FCP pelo "coloso" Zenit.... 
Olha, que aproveites bem esses €€€€´s

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Tenho andado Perdido...






Depois de andar á quase 2 meses e ter levado uma boa parte das férias a ver a série completa do LOST, tenho a dizer que no final  fiquei com a mesma sensação com que fiquei depois de ter visto os jogos da seleção Portuguesa no mundial, ou seja.....
UMA PERDA DE TEMPO !!
Sim, porque no final acabei por ficar ainda mais perdido com que o Mariano Gonzales num campo de futebol.
Fora as comparações futebolisticas, mencionar que ainda estou a fazer a digestão do episodio final e que  não está sendo nada facil pois  praticamente todas as interrogações que eu tinha ficaram por explicar.

Penso que a ideia do final seria deixar á descrição da nossa mente a crição do nosso proprio "The End".
Na....depois de "Flash´s", viagens no tempo, encontros e desencontros temporais entre as centenas de personagens, já tinha a minha massa cinzenta demasiado cansada para me por ainda a imaginar o que raio foi aquela merda toda!

Queria respostas e não as tive!!

Queria saber o que era a ilha. Afinal parece que o grande segredo da ilha é que afinal é um bocado de terra rodeado de mar! Assim tipo Lanzaronte, só que enquanto na ilha do Lost havia a Iniciativa DARMA em Lanzarote havia Saramago que enquanto era vivo bem podia ter escrito  "Ensaio sobre a ilha" (pois de cegos está o mundo cheio) que sempre podia ajudar a entender aquele final desconcertante.

Não gostei pois todas as expectativas que fui criando ao longo das temporadas sairam enormemente frustradas e qualquer outro final teria sido melhor que este.
Mas é assim.....


"You have to let go...."


Para mim o momento que mais recordo...
(2ª temporada, episodio 10 perto do fim)
Mr. Eko a recitar Salmo 23 (traduzido por mim)

O Senhor é o meu pastor e nada me faltara.
                                             em verdes pastagens me fará repousar

                                          Para fontes tranquilas me conduz
                                             e restaura a minha alma.

                                            Ele me guia por bons caminhos
                                               por causa do seu Nome.

                              E embora eu caminhe pelor vale das sombras da morte
                                         eu não temerei mal algum,
                                            pois Estais junto a mim.

                                    O Teu bastão e o teu cajado
                                       deixam-me tranquilo.

                                    Diante de mim preparas a mesa
                                      á frente dos meus inimigos.

                                    Unges a minha cabeça com óleo
                                      e a minha taça transborda

                                    Sim, a bondade e a misericórdia me acompanham
                                               todos os dias da minha vida

                                        E para sempre viverei na casa do Senhor

                                                                   Ámen

 


P.S - Se alguma vez sobreviver a um acidente de aviação e acho que me mato logo a seguir....